Redação: Filmes que abordam a temática dos direitos das crianças e adolescentes.

Um sério problema social do Brasil e do mundo,é o trabalho infantil e a exploração de menores. Sendo uma das metas dos governos conseguir gerar segurança familiar e social para crianças e adolescentes.

Segundo o IBGE, em 2018, existiam 30 mil crianças que trabalhavam, na faixa de 5 a 9 anos de idade. E por esse tema ser constantemente debatido, essa discussão pode ser tema de algumas redações de vestibulares e concursos. Considerando isso, trouxemos cinco filmes que abordam essa narrativa.

1- Crianças Invisíveis

Um filme que traz episódios sobre a realidade da infância em diversos países. Desse modo, o episódio que retrata a infância no Brasil é o Bilu e João e fala sobre duas crianças que já estão inseridas no mundo do trabalho em São Paulo.

2- Capharnaum

Capharnaum traz como personagem principal um garoto de 12 anos chamado Zain. Ele é responsável por cuidar dos irmãos quando os pais estão ausentes por conta do trabalho.
No entanto, Zain acaba por se revoltar contra a família quando a sua irmã de 11 anos é obrigada a casar à força com um homem mais velho. Com isso, o garoto foge de casa e acaba vivendo nas ruas.

3- 10 Centavos

Disponível no Portas Curtas, 10 Centavos é um premiado curta-metragrem com direção de César Fernando de Oliveira.O filme conta a história de um garoto que mora no subúrbio ferroviário de Salvador e trabalha como guardador de carros no centro histórico para ajudar a renda da sua família.

4- Carreto

Carreto conta a história de Tinho, um garoto que precisa trabalhar recolhendo mariscos e caju no Nordeste do Brasil. Durante a sua trajetória, Tinho conhece uma menina com deficiência motora nas pernas e desenvolve uma bela amizade com ela.

5- O Menino que não Queria Nascer

O curta O Menino que não Queria Nascer, que traz como personagem principal um menino chamado Pedro. O filme aborda a questão dos direitos das crianças e adolescentes no país até a aprovação do artigo 227 da Constituição Federal e a criação do ECA.

Fonte da Matéria:

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também...

mais notícias

DIA DO QUÍMICO

O Dia do Químico é comemorado em 18 de junho. A Química é o ramo da ciência que estuda as alterações e transformações sofridas pela matéria, incluindo solo, água,

Faça Seu Login