Para que serve o relatório de estágio

Os últimos meses de graduação, geralmente, são marcados por um elevado estresse nos alunos. É um período onde devem cumprir suas horas de atividades complementares, finalizar trabalhos, se organizar para terminar as últimas matérias que ainda estão cursando e entregar sua monografia ou TCC. Aliado a isso, surge ainda a exigência da entrega do relatório de estágio, mas fique tranquilo, podemos te ajudar a elaborá-lo com algumas dicas.

O que é e para que serve um relatório de estágio?

Este documento tem como principal função demonstrar para a instituição de ensino tudo aquilo que você vivenciou e aprendeu, na prática, durante sua experiência de estágio. O ideal é que durante todo o período de estágio, você mantenha anotações das suas atividades e rotina, o que vai tornar a elaboração do seu relatório bem mais fácil e rápida.

relatório de estágio costuma ser exigido pelas instituições de ensino para comprovação da realização de estágios, quando estes são obrigatórios. Trata-se de um documento composto de uma estrutura básica e que deve conter informações claras e relevantes que você aprendeu durante seu período de estágio.

O que você deve saber para prepará-lo

Como falamos, o ideal é que ao longo do estágio você mantenha um controle das suas atividades para facilitar a preparação do relatório ao final, mas não se precisa se desesperar se este não foi o seu caso. 

Caso não tenha nenhum registro, separe um caderno para tentar relembrar todas as tarefas desempenhadas na sua rotina como estagiário e liste-as. Inclua também os problemas que eventualmente surgiram, dúvidas e críticas sobre a abordagem prática do dia a dia de trabalho.

A preparação do relatório requer que você siga algumas regras básicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), com a inclusão de elementos pré e pós textuais. Sempre verifique com a sua faculdade quais são as exigências de tamanho do seu relatório de estágio, já que elas podem variar de acordo com a instituição e curso de graduação. Por isso, geralmente, a coordenação do seu curso oferece um manual de elaboração que poderá auxiliá-lo nesta tarefa.

O relatório de estágio é um trabalho acadêmico obrigatório e como tal você deve seguir sua estrutura exigida para não perder pontos nem ter que refazê-lo. Em geral, ele deve conter a seguinte estrutura:

  1. Capa
  2. Folha de rosto
  3. Folha de aprovação
  4. Sumário – Índice do trabalho dividido em seções e com indicação da paginação;
  5. Introdução – Trace uma contextualização do estágio fazendo referência ao seu curso de graduação. Você pode incluir a sua visão sobre a importância de um estágio durante sua formação acadêmica.
  6. Descrição da organização – Neste item, você deve indicar e descrever a empresa onde você estagiou, apresentando sua missão, visão e valores, seu organograma, um breve histórico e área de atuação. 
  7. Atividades desenvolvidas – Este é o momento de enumerar suas atividades rotineiras como estagiário, as ferramentas que utilizou para desempenhá-las e o que aprendeu nesta experiência. É interessante abordar ainda as dificuldades que você encontrou e como conseguiu contorná-las.
  8. Conclusão – A conclusão é onde você deve retomar e expor todo o conhecimento adquirido, sem se deter em atividades específicas, mas analisando a experiência de estágio como um todo e como ela contribuiu para a sua formação.
  9. Referências – Item opcional que deve ser incluído apenas no caso de você utilizar citações ao longo do seu trabalho.
  10.   Anexo – Item opcional.

Além disso, você deve seguir o formato padrão de texto previsto pela ABNT, que é fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, texto justificado e espaçamento entre linhas de 1,5. Outro ponto importante é que, ao contrário do TCC e da monografia, no relatório de estágio é permitido o uso da primeira pessoa do singular e a terceira pessoa do singular na redação do texto.

Dica: fique atento para a formatação das margens do seu relatório de estágio:

  • Superior: 3 cm
  • Esquerda: 3 cm
  • Direita: 2 cm
  • Inferior: 2 cm

A elaboração do seu relatório pode demandar algum tempo, portanto não deixe para a última hora. Este é um bom momento para avaliar a experiência prática que adquiriu nos últimos meses, quando chega o momento em que você está prestes a ingressar no mercado de trabalho.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também...

mais notícias

DIA DO QUÍMICO

O Dia do Químico é comemorado em 18 de junho. A Química é o ramo da ciência que estuda as alterações e transformações sofridas pela matéria, incluindo solo, água,

Faça Seu Login