Enem 2018

Enem 2018 – Desde a inscrição até o que você deve levar no dia da prova, todas as respostas para suas dúvidas em uma única página! Confira agora tudo o que você precisa saber sobre o Exame Nacional do Ensino Médio!

Enem 2018

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a prova que visa avaliar o desempenho do estudante e ajuda em diversas situações como:

Acesso à Educação Superior

• Sisu
  • Prouni
  • Pronatec
  • Instituições Portuguesas

Financiamento Estudantil

• Fies

Inscrições Enem 2018

Estar ligado nas datas de inscrição do Enem 2018 é fundamental para garantir o sucesso na prova e você deve marcar no calendário com muito destaque a data de inscrição.

As inscrições do Enem 2018 acontecem no mês de maio.

Inscrições Enem 2018

Em 2017, o ENEM foi aplicado pela primeira vez na história em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro, com os resultado sendo publicados em Janeiro de 2018.

O Cronograma do Enem 2018 seguirá o mesmo padrão de 2017, incluindo as áreas de conhecimento e a quantidade de questões.

Taxa de Inscrição

O valor da taxa de inscrição do Enem 2018 será de R$ 82,00.

Estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública são automaticamente isentos da taxa de inscrição.

Quem estuda em escolas particulares mas não tiver condição financeira de arcar com o valor, poderá pedir isenção preenchendo, no ato da inscrição, o formulário socioeconômico a fim de declarar carência no Enem 2018.

Conforme alerta o edital, os participantes devem prestar informações verdadeiras, sob pena de desclassificação.

Pessoas que já são cadastradas no CadÚnico do Governo Federal, podem pedir isenção no Enem 2018 apenas informando o Número de Inscrição Social (NIS) ao se inscrever.

O que Cai na Prova do Enem

A prova do Enem conta com uma redação e 4 provas objetivas com 45 questões cada, somando 180 questões objetivas de múltipla-escolha.

As questões são divididas igualmente entre 4 áreas do conhecimento:

• Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias

Redação

• Texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema (política, social ou cultural)
  • 30 linhas no máximo

Dica Imperdível:

Como Fazer uma Redação Enem Nota 1000

Aula Grátis de Redação para o Enem

No primeiro dia de Enem você fará a Redação e os testes de Ciências Humanas e Suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

No segundo dia do Enem, é a vez de responder as questões de Matemática e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias.

Ficou em dúvida sobre o que essas áreas realmente significam? Não se preocupe, dá uma olhada no quadro abaixo com as matérias cobradas no Enem:

Área Disciplinas
Ciências Humanas e Suas Tecnologias História, Filosofia, Geografia e Sociologia
Ciências da Natureza e Suas Tecnologias Química, Física e Biologia
Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Redação Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação
Matemática Matemática

Vale lembrar que o Enem também costuma abordar nas questões os temas de grande repercussão na mídia, ou seja, Atualidades. Por isso, é bom destinar um tempinho para se informar do que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Matriz de referência Enem 2018: Assuntos de cada matéria

Os assuntos de cada matéria da prova do Enem estão detalhados na matriz de referência do Enem 2018.

A Matriz de Referência é um documento oficial elaborado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e contém todas as matérias detalhadas. O documento pode ser acessado neste link, mas vamos facilitar a sua vida e mostrar o que mais cai no enem.

O que Mais Cai no Enem

Conforme um estudo realizado em 2017 pelo pelo Sistema Ari de Sá (SAS), foram analisadas as 3.076 questões aplicadas no exame entre 2009 e 2016, incluindo as provas de 2ª aplicação.

O levantamento identificou todos os assuntos já abordados e seus índices percentuais, confira o que mais cai no Enem:

Ciências Humanas

Ciências Humanas Enem 2018

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias enem 2018

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Ciências da Natureza e suas Tecnologias enem 2018

Matemática e suas Tecnologias

Matemática e suas Tecnologias enem 2018

Antes de começar sua maratona de estudos para o Enem, liste os assuntos que mais caem na prova. Assim, você consegue otimizar seus estudos e garante uma boa nota.