Se você deseja trabalhar em um país europeu e não sabe qual modelo de CV usar, sugerimos que escolha o CV europeu. Neste artigo contamos o que é e como criá-lo corretamente.

Que é um CV europeu ou Europass?

Em 1998, foi realizado um fórum europeu no qual a transparência nas qualificações dos candidatos a emprego foi valorizada. Assim nasceu o CV europeu ou Europass, um modelo de CV que permite harmonizar toda a informação dos candidatos em busca de emprego em um dos 27 países que atualmente compõem a União Europeia. 

Disponível em 27 idiomas diferentes, o CV europeu é uma opção segura ao se candidatar a uma oportunidade de trabalho na Europa para profissionais e estudantes de qualquer país do mundo. 

Embora a maioria das pessoas conheça apenas o CV europeu, esta carta de apresentação é composta de outros documentos:

Como criar um CV europeu?

Para preencher o seu CV europeu, você pode fazer o download do seguinte modelo que está dividido nas seguintes seções a serem preenchidas: 

  1. Informações pessoais: Incluir fotografia, nome, endereço, telefone, email, sexo, nacionalidade, data de nascimento e site. 
  2. Área de competência ou emprego pretendido: Posição que você está solicitando com base na sua área de competência.
  3. Experiência profissional: Empresa, cargo, setor e descrição de responsabilidades.
  4. Formação Acadêmica: Datas, cursos, organização e qualificações.
  5. Formação adicional: Você pode acrescentar qualquer coisa desde palestras a seminários, publicações, apresentações ou exemplos de projetos. Neste caso, basta incluir o link para o conteúdo que você deseja incluir. 
  6. Aptidões e Competências Pessoais: Está dividido nas seguintes seçoes:

Para preencher o seu CV europeu, basta acessar o Europass, preencher os formulários nas seções mencionadas acima e adicionar, se desejar, uma foto. Após preencher todos os campos, basta escolher o modelo de CV desejado e fazer o download em PDF. O seu perfil Europass armazenará todos os seus dados, para que você possa verificá-los novamente, fazer alterações e reimprimir a versão final. 

6 dicas para um bom CV europeu

Cuidar da escrita

Explique as suas realizações acadêmicas e habilidades de forma clara e simples para destacar o seu valor pessoal na proposta.

Respeitar a estrutura

É importante que você se adapte à estrutura do Europass CV e não opte pela “iniciativa” de incluir mais informações do que as exigidas em cada seção. Em qualquer caso, o administrador de conteúdo Europass é muito intuitivo e permite excluir e adicionar diferentes seções de modo a criar um currículo adaptado às suas necessidades.

Se você estiver procurando incluir informações não solicitadas, você pode precisar de outra versão de um currículo, como estes modelos de currículo.

Inclua uma carta de apresentação 

A carta de apresentação é o complemento perfeito do CV Europass, uma vez que reforça a oferta e confirma o interesse em candidatar-se a uma empresa ou posição específica. Devemos lembrar que a carta de apresentação deve ser a primeira coisa que você entrega e deve ser breve, concisa e clara durante todo o processo .Demonstramos como escrever uma carta de apresentação para anexar ao seu CV europeu

Crie diferentes versões

Se você não estiver totalmente convencido com o resultado de seu primeiro Europass, você pode salvar diferentes versões do documento em sua base de dados. Você pode então comparar os documentos, mudar as informações e escolher o resultado que melhor se adapta a você e a posição que está solicitando. 

Se você é uma pessoa com deficiência visual

O Europass CV está habilitado a assistir e incluir as competências de cegos e pessoas com deficiência visual. Este perfil é compatível com as tecnologias de assistência e permite que todos os candidatos obtenham alternativas.

Confirme as suas qualificações

É importante que inclua o nível das suas qualificações de acordo com o Quadro Europeu de Qualificações. Quer anexe as suas credenciais digitais ou uma cópia dos seus diplomas, este nível será provavelmente indicado. Caso contrário, pode solicitar esta informação à instituição onde completou os seus estudos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *