6 Características essenciais de um enfermeiro de sucesso.

1. Ser comprometido com pessoas e instituição

O enfermeiro convive com muitas pessoas e talvez seja o profissional mais próximo do paciente. Por isso, ele deve estar atento às necessidades de todos e ser comprometido com o bem-estar do paciente e de sua família.

É importante que o enfermeiro também esteja ciente e envolvido com a missão da instituição em que trabalha e com os demais profissionais da equipe de saúde.

2. Saber se comunicar para ser um enfermeiro de sucesso

Para se relacionar com todas essas pessoas, o enfermeiro deve se comunicar de modo adequado com cada um.

Usar palavras de fácil entendimento com o paciente, conhecer bem o vocabulário técnico na hora de passar os casos (como na troca de plantão) e conseguir conversar bem com outros profissionais que não são da área da saúde (como o pessoal da administração) é fundamental para um enfermeiro que deseja se destacar.

3. Liderar com sabedoria

Ser líder é uma coisa cada vez mais importante e cada vez mais difícil, isso porque poucos sabem o real significado de liderança. Um enfermeiro lidera uma equipe com vários profissionais que devem ser guiados, orientados e treinados, e fazer isso não é tão simples, o que nos leva ao próximo tópico.

4. Trabalhar em equipe para trabalhar bem

Na área da saúde não se faz nada sozinho. O enfermeiro competente deve ser capaz de trabalhar em conjunto, respeitando as qualidades e as limitações de cada profissional que compõe sua equipe. Fazendo isso, a criação de um ambiente de trabalho harmonioso transmite ao paciente a confiança que ele precisa.

5. Ser empático para ser enfermeiro de sucesso

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Ao lidar com pessoas diversas e com as mais diferentes condições de saúde, o enfermeiro que tem empatia está um passo à frente, pois tende a respeitar o momento que aquele paciente está vivendo e recebe em troca respeito e admiração de todos os envolvidos.

6. Possuir habilidade com as emoções

Talvez essa seja a característica mais difícil do bom enfermeiro. Ter habilidade para lidar com emoções é importante porque o enfermeiro é o profissional que está ao lado do paciente nas horas mais delicadas e íntimas, gerando emoções que também devem ser cuidadas. Lidar com essas emoções apenas quer dizer que o enfermeiro precisará tratar o paciente como um todo.

Essas 6 características são fundamentais para um enfermeiro de sucesso, mas não pense que você não será um profissional bem-sucedido por não possuir essas qualidades. Essas habilidades podem ser desenvolvidas ao longo do curso de graduação em disciplinas específicas, por meio de técnicas adequada.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também...

mais notícias

Faça Seu Login