3 pilares da fotografia: A abertura do diafragma, a velocidade do obturador e o ISO.

Dicas de Fotografia
Dicas de Fotografia – @dicasdecomunicação

Dominar estes 3 elementos é o primeiro passo para se tornar um profissional na área da fotografia e se libertar do modo automático da sua câmera, pois é a partir desse controle que você poderá criar os mais diversos efeitos nas suas fotos.

O diafragma

O diafragma é um dispositivo presente no interior da objetiva que abre e fecha para controlar a quantidade de luz que entrará na câmera. Ele equivale à nossa pupila. Cada objetiva possui uma abertura máxima e mínima, essa informação é fornecida pelo fabricante.

A abertura do diafragma é representada pela letra “f-“ seguida de um número. Quanto menor for esse número maior é a abertura.

O obturador

O obturador está localizado no interior da câmera fotográfica e como o diafragma também controla a quantidade de luz que entrará na mesma. Ele seria equivalente a nossa pálpebra.

Apesar da função ser a mesma do diafragma, o funcionamento é diferente. O obturador fica sempre fechado e só abre na hora que o clique é acionado e permanece aberto apenas pelo tempo necessário para expor o sensor. Podemos configurar esse tempo deixando o sensor mais exposto ou menos exposto à luz.

O tempo de abertura do obturador é medido em frações de segundos (1/100, 1/200, 1/400 …), mas pode-se configurá-lo para ficar aberto por vários segundos em fotografias de longa exposição.

Em situações onde há muita luz na cena a ser fotografada, configura-se o obturador para ficar menos tempo aberto. Quando o ambiente está mais escuro, em uma fotografia noturna, por exemplo, configura-se o obturador para ficar mais tempo aberto.

ISO (International Standards Organization)

O último, mas não menos importante, dos 3 pilares da fotografia é o ISO, que nada mais é que a sensibilidade do sensor da câmera fotográfica. Antigamente, quando não existia câmera digital, você comprava o filme para sua câmera de acordo com o local onde iria fotografar. O mais comum era comprar filme asa100 (ISO100) para ambientes externos e asa400 (ISO400) para ambientes internos. Hoje em dia, basta regular o ISO na própria câmera, muitas dispõem de ISOS menores que 100 e maiores que 6000.

A regra para usar o ISO é bem simples, como ele regula a sensibilidade do sensor, quanto menos luz na cena a ser fotografada, maior deverá ser o ISO.

Cada um dos 3 elementos irá causar um efeito na fotografia e a união deles afetará diretamente a exposição da imagem. Por tanto, para uma exposição correta é necessário equilibrar os 3 pilares. 

Acesso nossa página no Instagram e confira as melhores dicas para os comunicólogos: @dicasdecomunicacao

Cursos Preparativos para concursos é no Estrategia Concursos, nosso parceiro, confira os descontos disponíveis.

Gostaram da dica? Deixa seu comentário!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também...

mais notícias

Modelo de Evolução de Enfermagem:

Qual objetivo da Evolução de Enfermagem? Avaliar a eficácia das intervenções de enfermagem, definidas no planejamento da assistência. Para isso, o enfermeiro deve conhecer os

Faça Seu Login